O que é IoT e como está mudando as indústrias que conhecemos

Ao contrário do que se imagina, IoT — Internet of Things ou Internet das Coisas —, não é apenas uma tecnologia. A Internet das Coisas é a união de várias tecnologias em rede com o propósito de resolver um problema. Geralmente, ela agrega valor ou velocidade a um determinado processo.

Os dispositivos conectados em rede interagem e trocam informações — seja pela Internet, Wi-Fi, smartphone, Bluetooth, Lora, VHF, UHF, HF ou outro canal. “Se for em locais menores, como fazendas, fábricas ou prédios, geralmente a conexão utilizada é Wi-Fi ou Lora. Já em espaços maiores, como centros urbanos, acredito que a tecnologia utilizada por excelência será o smartphone, que já está implementado e possui uma infraestrutura de rede”, explica Armando Lucrecio, especialista em IoT e programador técnico da Amazon Lab126, divisão da empresa que desenvolve dispositivos eletrônicos, localizada no Vale do Silício.

Hoje, a IoT é plenamente utilizada na automação de processos, automação residencial (o que é chamado com frequência de “smart home”), carros inteligentes, agricultura inteligente e redes. “A nossa imaginação é o limite — em breve a IoT será aplicada em áreas que não pensamos imediatamente, como a saúde e até no corpo humano”, sugere Lucrecio.

No Brasil, o especialista acredita que a IoT pode ser o necessário para nos tornar até duas vezes mais produtivos, auxiliando a diminuir o desperdício e utilizando melhor os campos que possuímos. Ele ministrou, junto à Felipe Lamounier, sócio da StartSe, uma aula ao vivo 100% gratuita para explicar o tema. Acompanhe as 100 aulas do #MovimentoReStartSe inscrevendo-se aqui.

Construindo uma rede segura

Ao conectar diversos dispositivos que lidam com dados sensíveis em apenas uma só rede, é necessário pensar na segurança de ponta a ponta. “O software tem que estar protegido com encriptação no device e em todas as comunicações até chegar na nuvem. Caso haja apenas uma falha no sistema, alguém pode hackear e entrar”, avisa Lucrecio.



Fonte: https://www.startse.com/noticia/nova-economia/o-que-e-iot-internet-of-things-coisas


Comentários da notícia