Gustavo Hoffmann analisa flexibilização da EAD durante pandemia

Com a crise provocada pelo avanço do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) decidiu autorizar em caráter excepcional e temporária a substituição das disciplinas presenciais, que estão em andamento, por aulas a distância nas IES públicas e privadas.

O MEC publicou a Portaria nº 343 em 18 de março, quarta-feira. A norma permite a mudança de forma imediata. A medida tem duração de 30 dias prorrogáveis, a depender das diretrizes do Ministério da Saúde.

Como na Portaria 2.117/2019, que permite ampliar de 20% para até 40% a carga horária de educação a distância em todos os cursos presenciais, a resolução n° 343 vetava a flexibilização em cursos de Medicina. Isso até quinta-feira, 19 de março, quando a nova portaria 345 autorizou a substituição também para “disciplinas teóricas-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso” de Medicina.

De acordo com a nova legislação, é de total responsabilidade das IES a definição das disciplinas que serão substituídas, a disponibilização de ferramentas para os alunos e o modo de avaliação durante o período.

A mudança não é obrigatória. Quem não migrar para a EAD pode suspender as aulas, mas deve as repor integralmente em outro momento – podendo, assim, alterar o calendário de férias. Nesse caso, aconselha-se à IES que procure o sindicato dos professores de seu estado, para evitar eventuais divergências trabalhistas.

Por isso, mudar para a EAD é a melhor solução no momento.

Sempre recomendo que as instituições substituem as suas aulas presenciais por ensino a distância. Já existe conteúdo digital, plataformas de encontros sincrônicos e ambientes virtuais de aprendizagem de qualidade. Não tem por que prejudicar o ensino dos alunos e todo o calendário acadêmico.

As que optarem pela portaria nº 343, e substituir as aulas presenciais por EAD, devem comunicar ao Ministério da Educação em um período de até 15 dias. A forma de fazer essa comunicação é abrindo uma demanda no e-MEC. Se o portal não disponibilizar a ferramenta necessária, a instituição de ensino poderá comunicar a decisão através de um ofício.

O que fazer (e não fazer) na EAD

Vai seguir a portaria nº 343 e suspender aulas presenciais? Do ponto de vista estratégico, recomendo que as instituições busquem substituir os encontros presenciais por algo que cientificamente já funcione.

Não é simplesmente utilizar a apresentação em Power Point dos professores, colocar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA ou LMS, na sigla em inglês) e dizer que isso substitui as aulas presenciais.

As escolas devem pensar em um design instrucional, numa forma de aprendizagem, que mesmo sendo 100% online possa ser o mais parecido com os encontros presenciais. Parte do processo deveria ser feito em momentos sincrônicos, onde professores e alunos possam estar reunidos ao mesmo tempo, como as webconferências.

Existe, no entanto, tecnologia disponível para fazer mais do que uma simples webconferência. As ferramentas mais modernas possuem recursos onde o professor consegue dividir a turma em pequenos grupos, como em uma sala de aula presencial, reproduzindo assim uma metodologia ativa de aprendizagem – normalmente feita em momentos presenciais – dentro do AVA.

Não dá para pedir para os alunos se conectarem com os professores todos dias por quatro horas, por exemplo. Mesmo com metodologias ativas, um professor não consegue segurar um aluno online durante tanto tempo.

É necessário restringir esse tempo de conectividade, principalmente pela limitação do acesso à internet em alguns lugares do Brasil – que já demonstra um padrão de consumo alterado devido à pandemia do coronavírus, segundo especialistas.

Outra necessidade é que os momentos síncronos sejam gravados e depois disponibilizados para aqueles que não puderam assistir ou tiveram falha de conexão.

Os professores devem postar os conteúdos na plataforma de ensino, para que os alunos consigam adapta-los ao seu ritmo. Assim, os encontros simultâneos se tornam mais uma forma de interação e revisão do assunto.

Quais conteúdos disponibilizar?

Links de vídeos de sites públicos (Youtube e Vimeo, por exemplo);

Links para websites públicos e gratuitos;

Apresentações em Power Point;

Arquivos científicos.

Uma última questão (muito importante): a carga horária da disciplina. Muitos professores disponibilizam conteúdos e atividades muito superiores ao que os estudantes se dedicariam presencialmente.

É preciso ter cuidado com o dimensionamento das atividades realizadas a distância. Disciplina que possui carga horária de quatro horas semanais precisa ter conteúdo online correspondente a essas quatro horas.


Fonte: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/analise-portaria-343-ead/


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