Tecnologia humanizada: o futuro está no equilíbrio

As contribuições práticas referentes à implementação de soluções proporcionadas pela Transformação Digital mostram-se indispensáveis no mercado atual. Por parte do público consumidor, a mudança de mentalidade foi generalizada, e a internet serviu para democratizar o acesso da população a informações relacionadas às marcas. Nesse grande ciclo informacional, escancarou-se uma necessidade imediata de ingressar no meio tecnológico e usufruir de seus benefícios.

No entanto, a conquista de resultados satisfatórios não é tão simples assim. Como toda inovação, é natural se deparar com obstáculos e a resistência de profissionais consolidados, que estão acostumados com formas tradicionais de se conduzir um modelo de gestão. Por questões como essa é fundamental desmistificar o protagonismo da tecnologia em termos operacionais, destacando a participação humana como essencial para o funcionamento dos processos internos.

Para ilustrar meios de facilitar a aceitação e abraçar a Transformação Digital de forma harmoniosa, preparei um artigo completo sobre o assunto. Acompanhe!

Sistemas analíticos e melhores escolhas

Dentro do mesmo tema, uma das maiores tendências globais é a nova interpretação dos dados obtidos pelas empresas. Não por acaso, leis específicas estão para entrar em vigor no Brasil, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada a fim de contemplar o uso responsável e seguro de informações armazenadas, de consumidores e empregados. Assumir o compromisso de corresponder à privacidade, segurança e transparência informacional é um objetivo praticamente obrigatório para os executivos que desejam um futuro fiscal saudável.

Trata-se de um bom exemplo em que a unificação entre percepção humana e soluções tecnológicas pode render ótimos frutos. Na parte técnica, softwares serão responsáveis pela análise completa dos dados armazenados, atribuindo valor, relevância e assertividade ao conteúdo. Com base nisso, o profissional terá um respaldo muito mais seguro para tomar decisões quanto ao mercado, além de minimizar o risco de falhas críticas. Em resumo, a máquina lidará com atividades exaustivas e padronizadas, deixando caminho livre para que os colaboradores foquem suas atenções em atividades complexas e estratégicas.

Humanização pode coexistir com a tecnologia

A adoção de uma gestão humanizada tem representado uma crescente louvável nos últimos anos. Aquela velha noção de que o ambiente empresarial é inflexível e quadrado tende a sumir. No último ano, em uma pesquisa realizada pelo projeto Empresas Humanizadas no Brasil, indicou-se que o modelo de gestão focado no aspecto humano não só dobrou a rentabilidade das empresas, como provocou satisfação 240% superior por parte dos clientes, e níveis 225% maiores de bem-estar entre os funcionários.

Profissionais valorizados e engajados são mais receptivos a novas ideias e implementações. Tomando como exemplo uma companhia cuja liderança e condução do negócio mostrem certa fragilidade, dificulta-se a conscientização, indispensável, de todos os envolvidos no processo de mudança estrutural e mental. Contrariando pensamentos antigos, as pessoas formam um grande propulsor para que a tecnologia cumpra sua função com maestria, e vice-versa.

A evolução é humana e tecnológica

É muito comum se deparar com diversas possibilidades e alternativas tecnológicas no mercado de softwares. E isso é positivo, afinal, se dispõe de uma variedade condizente com as peculiaridades que cada caso oferece. Nenhuma empresa é exatamente igual, e isso se reflete no modo como a Transformação Digital pode se relacionar com as marcas. A tendência é de que o avanço seja cada vez mais benéfico nesse sentido.

Porém, enganam-se os que enxergam o estágio de evolução somente sob a ótica da tecnologia. Nós, enquanto seres humanos, estamos sujeitos a inovações de comportamento, organização e mentalidade. Não é apenas sobre atingir a perfeição operacional e obter resultados estrondosos, claro, isso é consequencial, mas responder de modo saudável e produtivo aos anseios do mundo que nos circunda. O exercício é diário e exige atenção de todos nós.

Espero que esse artigo seja de grande valia para você e sua empresa!


Fonte: https://www.itforum365.com.br/tecnologia-humanizada-o-futuro-esta-no-equilibrio/


Comentários da notícia