Orientações ao setor particular de educação superior sobre prevenção ao Coronavírus

Em atenção às recomendações dos órgãos oficiais de saúde e do Ministério da Educação diante do avanço global do novo Coronavírus (COVID-19), a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) orienta que faculdades, centros universitários e universidades particulares adotem medidas preventivas em seu cotidiano para evitar a propagação do vírus. Neste momento, a prevenção deve ser o principal foco.

Embora a incidência da doença ainda seja baixa nacionalmente, recomendamos a implementação de um plano de contingenciamento para possíveis impactos nas atividades econômicas do país. Além da conscientização da comunidade acadêmica e da disponibilização de informações claras e contundentes sobre cuidados sanitários em suas instalações, é importante realizar o mapeamento de estudantes ou colaboradores que eventualmente estiveram em áreas de risco de contágio do Coronavírus e orientar a procurar por atendimento em serviço de saúde.

A fim de reduzir o impacto no calendário anual, recomendamos que sejam utilizados recursos tecnológicos para que a continuidade das atividades letivas não seja prejudicada diante de uma possível orientação futura dos governos federal e estadual para que as aulas sejam suspensas.

Para as instituições de educação superior que já atuam com educação a distância (EAD), indicamos que seja reforçada a capacidade de seus servidores e links para absorverem provisoriamente as atividades presencias da instituição. Já aquelas que ainda não atuam com a modalidade, sugerimos que preparem preventivamente seu ambiente tecnológico, com suporte pedagógico digital.

A ABMES está à disposição das IES para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto pelo e-mail comunicacao@abmes.org.br. Novas orientações serão enviadas de acordo com os desdobramentos da situação.


Fonte: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3656/orientacoes-ao-setor-particular-de-educacao-superior-sobre-prevencao-ao-coronavirus


Comentários da notícia