Painel apresentará cases de sucesso em empreendedorismo e inovação nas IES

“É importante que o empreendedorismo e a inovação caminhem lado a lado para que um provoque o outro e funcionem como um agente catalisador de práticas motivadoras para os estudantes das instituições de educação superior”. A afirmação é da vice-presidente da Fenep, Amábilie Pácios, que coordenará o painel “Empreendedorismo e inovação nas IES: cases de sucesso” da 13ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP).

A atividade contará com exposições de Antonio Carbonari Netto, primeiro brasileiro a montar uma universidade em território norte-americano, a Miami University of Science and Technology (Must); Gabriela Diuana, diretora de Inovação da Kroton, que falará sobre a Cogna Ventures, e Daniel Pedrino, vice-presidente da Descomplica, primeira grande empresa de educação digital do Brasil.

Reunindo educadores e especialistas do Brasil e do exterior, o XIII CBESP será realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2020, no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC. O evento tem como tema principal “Empreendedorismo e educação superior: construindo modelos inovadores”.

Debate global

Segundo Amábile, é importantíssimo que o principal congresso de educação superior do país aborde esta temática, pois ela precisa estar no centro do debate para que possam se tornar práticas cotidianas nas IES brasileiras. Desta forma, segundo ela, os estudantes terão maior potencial de desenvolvimento nas demandas globais, advindas com o século XXI. “Empreendedorismo e inovação caminhando juntos no dia a dia das instituições, com certeza resultam em cases de sucesso”.

Uma das trajetórias que serão apresentadas no painel é internacional, a da Miami University of Science and Technology (Must), o que, de acordo com Amábile, enriquecerá a discussão e provocará ainda mais reflexões nos ouvintes. “Conhecer experiências de sucesso sempre incentiva os empreendedores e isso é potencializado quando o case é internacional. A história da Must, especificamente, trará para o debate pitadas de ousadia que vão além daquilo que estamos acostumados”.

A coordenadora explica que a pluralidade dos expositores fará com que a atividade seja um espaço intenso de reflexão, que permitirá grandes revisões de práticas cotidianas dentro das instituições.

“Estamos trabalhando no sentido de promover um painel que colabore efetivamente para a consolidação da educação superior brasileira particular como protagonista nas mudanças que o empreendedorismo e inovação estão realizando. As instituições precisam estimular a formação de líderes para promover a indispensável melhoria na qualidade dos serviços prestados”, conclui Amábile.

XIII CBESP

A 13ª edição do CBESP dará início a um novo ciclo de debates. A programação do evento foi construída de forma a proporcionar conversas, troca de ideias e experiências sobre o empreendedorismo com foco nas soft skills (habilidade socioemocionais), características apontadas como essenciais para os profissionais do futuro.

O encontro será aberto com uma palestra magna de Marcelo Gleiser, cientista brasileiro de renome mundial, vencedor do Prêmio Templeton 2019, sobre “Tecnologias exponenciais e o futuro da educação e do trabalho” e contará com três painéis, três workshops e duas mesas redondas, além do encontro final para a leitura da “Carta de Florianópolis”, documento que reunirá as propostas e os resultados que forem consolidados ao longo dos dias.

Inscrições

As inscrições para o XIII CBESP estão abertas. Além dos benefícios para inscrições individuais e condições especiais para participação de grupos, as instituições associadas a entidades que compõem o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular também possuem direito a valores diferenciados, basta entrar em contato com a entidade e solicitar o código.


Fonte: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3654/painel-apresentara-cases-de-sucesso-em-empreendedorismo-e-inovacao-nas-ies


Comentários da notícia