Plano de carreira: onde você quer chegar?

Você já parou para analisar o impacto dessa pergunta: o que você quer ser quando você crescer? Nem sempre a resposta é fácil e, nos dias atuais ela chega acoplada a uma infinidade de profissões, que até ontem ninguém nem sabia que existiam. Só que talvez, mais importante do que saber o que você quer ser quando você crescer é saber onde você quer chegar?

Todos nós temos sonhos e objetivos, mas será que todos nós sabemos quais são os passos que devemos seguir e as ferramentas que podemos usar a nossa favor para que sonhos tornem-se realidade e objetivos sejam alcançados?

Acabamos de dar boas-vindas a um novo ano. Aproveite que o sentimento de renovação, ainda, paira dentro de você e mãos a obra! Responda, verdadeiramente, qual seu plano de carreira? Ser promovido? Conseguir aquele emprego desejado? Se tornar um líder? Se recolocar no mercado de trabalho? Todos esses objetivos existem preparo e segundo Ricardo Camargo, o consultor de carreira e especialista em gestão familiar, da Camargo Gestão, o plano de carreira ajuda a definir de forma realista onde você quer estar profissionalmente em alguns anos e possibilita que você analise se as suas ações presentes se conectam com seu objetivo futuro.

Para o especialista, o primeiro e mais importante passo para fazer um planejamento de carreira é: seja sincero com você. Analise seu estado atual profissionalmente e o estado desejado. Analisou? Agora responda: você trabalha no piloto automático ou seu trabalho lhe proporciona prazer? Fazer essa reflexão é fundamental para entender se está na hora de se arriscar e sair da zona de conforto ou se o próximo passo é traçar metas e prazos. Lembre-se: se você não planejar sua carreira, outra pessoa vai fazer isso e as consequências podem ser trágicas.

Quem manda na sua carreira é você!

Existem diversos cursos, métodos e ferramentas que podem ajudá-lo a montar um plano de carreira eficaz. Preparado?

Roda da vida

Essa técnica muito utilizada em sessões de coaching ajuda a criar um panorama real do momento da sua vida. Nela você consegue enxergar claramente para quais áreas estão indo suas energias e em quais faltam. É possível analisar problemas, elencar prioridades e traçar planos.

Autoconhecimento

Invista em você. Há inúmeros cursos online e gratuitos que estimulam o autoconhecimento e autodesenvolvimento visando a construção de uma carreira com propósito. Você sabe qual é o seu propósito profissional? Não? Então corra, porque você precisa descobrir. Ter um propósito é libertador e apaixonante.

Pontos fortes e pontos fracos

Saber identificar quais são seus pontos fortes e pontos fracos é essencial para organizar um bom plano de carreira. Descobriu? Então comece a enaltecer e melhorar cada vez mais seus pontos fortes. Sim, é isso mesmo, trabalhe em cima daquilo que você é bom. Os pontos fracos não devem estar em evidência, precisam ser trabalhados, mas não destacados.

Descubra seu propósito

Trabalhar com aquilo que você ama e se identifica é fundamental para uma carreira de sucesso. Foque em áreas que te faz feliz, que te gera prazer, que te desperte interesse e, consequentemente, seja sua motivação diária.

Plano de ação

Trace metas e se dê prazos. Em um papel escreva o que pretende fazer, longo em seguida diga o por que isso deve ser feito, depois como e quando você pretende fazer (se dê prazos, curtos, médios ou longos) e por último quem irá fazer: você? Será preciso buscar ajuda de outras pessoa? Coloque em mente que aqui a necessidade é ser objetivo e direito para em seguida agir de forma assertiva.

Conexões

Conecte-se com outras pessoas. Tenha verdadeiramente interesse pelo outro. Aprenda. Escute. Observe. Quando você adquire uma visão sistêmica, fica claro que no universo tudo está conectado e que há “conexões invisíveis” por todos os lados. Aprenda a enxergá-las e beneficie-se com elas.


Fonte: https://www.itforum365.com.br/plano-de-carreira-onde-voce-quer-chegar/


Comentários da notícia