Baixa qualidade de dados: 5 pontos sensíveis do seu negócio

Empresas interessadas em alcançar alto desempenho precisam ter informações de qualidade. Quando, por exemplo, os dados de contato que possuem são imprecisos é possível que a organização sinta reflexos negativos nos resultados dos negócios. Em resumo, os potenciais riscos e prejuízos, sejam eles previsíveis ou não, relacionados à má qualidade dos dados podem ser maiores do que você pode imaginar.

A seguir, expomos cinco pontos sensíveis do seu negócio que podem ser negativamente impactados pela baixa qualidade dos dados que sua organização possui:

#1 - ROI da campanha

Um dos riscos mais óbvios relacionado a dados de contato imprecisos se refere ao sucesso de suas campanhas de marketing. Quando você prevê o ROI para suas ações e pipeline, você faz esse planejamento com um banco de dados em mente, por isso é importante que ele esteja o mais afinado possível. Do contrário, os resultados ficaram abaixo do esperado, afetando outras frentes do negócio que dependem dessas informações.

#2 - Previsões de vendas

Muitos líderes de vendas usam informações de contato dos leads como base para suas previsões de vendas. Essas previsões incluem projeções como contagem esperada de leads com relação a cada campanha e suas respectivas taxas de conversão.

Eles preparam o mecanismo de vendas para atuar nesses leads à medida que entram, mas eles também fazem seus planos e projeções com base na lista completa de marketing. Imagine que o líder de vendas preveja que 20% de sua lista de contatos se torne um lead, porém, pela baixa qualidade dos dados de contato, constata-se que 10% dessas pessoas nunca receberam uma mensagem eletrônica da companhia. Note que um simples e-mail incorreto impacta bastante na taxa de conversão das ações da área de vendas.

#3 - Gerenciamento de estoque

As equipes de operação também se apoiam em dados de CRM para criar previsões de inventário. Se houver a projeção no aumento na demanda de consumo com base em uma lista de contatos ou campanha de marketing específica, isso pode levar as equipes de produtos, do almoxarifado ou do departamento de atendimento a efetuar

pedidos de compra desnecessários, resultando em itens encalhados no estoque.

#4 - Eficiência da equipe de vendas

Se durante um evento comercial ou no formulário online não há a preocupação quanto a adequada coleta de dados de qualidade, cria-se ineficiências no acompanhamento dos leads. Em alguns casos, a impossibilidade de conexão com os clientes em potencial está relacionada à erros de digitação nos campos de dados.

#5 - Receita

No final, todos esses riscos representam uma ameaça ainda maior: a perda de receita. Dados imprecisos usados em qualquer área da sua organização resultarão em menor engajamento, resultados e vendas. Traduzindo: se o seu CRM estiver preenchido com dados de contato imprecisos, sua empresa estará perdendo dinheiro em todas as iniciativas de divulgação.

Cada campanha de e-mail marketing tem um custo para o seu negócio. Quando a companhia não pratica a correta limpeza do banco de dados ou ações de prevenção e correção para que apenas dados legítimos sejam coletados, corre-se o risco de absorver custos duplicados ou desperdiçados. Isso porque, ao utilizar os sistemas

de automação de marketing para enviar mensagens, a organização paga pelo número de e-mails enviados e não pela quantidade recebida.

Evite os riscos de baixa qualidade dos dados

Com esses riscos em mente, é importante que você identifique o que há de errado no banco de dados do CRM da sua organização para resolver os problemas o quanto antes.

Não deixe para perceber que havia problema com os seus dados somente quando ficar visível que sua empresa está amargando prejuízos ou a performance está comprometida.


Fonte: https://www.itforum365.com.br/baixa-qualidade-de-dados-5-pontos-sensiveis-do-seu-negocio/


Comentários da notícia