Como um curso de pós-graduação pode alavancar sua carreira

O mercado busca profissionais polivalentes, que transitem por diversas áreas sem perder a profundidade. Um diferencial que só a especialização oferece

Uma recente pesquisa, publicada pela rede social LinkedIn, aponta as principais habilidades buscadas pelas empresas em 2020. Na lista, estão habilidades comportamentais como criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional; e competências técnicas como visão analítica, capacidade de negociação, talento para marketing e vendas, entre outras. Mas como adquirir um pacote de aptidões tão completo (e complexo) que ajude a alavancar uma carreira?

“A união entre experiência profissional e um curso de pós-graduação fornece conhecimentos e habilidades, além de direcionar comportamentos mais adequados ao mercado de trabalho atual”, afirma a coordenadora da pós-graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac São Paulo, Omene Dorneles.

Cursar uma especialização é uma maneira de agregar conhecimento técnico que será aplicado na prática. Além disso, garante uma certificação de especialista, que eleva a valorização do indivíduo no segmento escolhido.

“Os cursos de pós-graduação que têm como base a prática aliada à teoria, como os do Senac, levam à sala de aula profissionais que, além de capacitados para transmitir o conhecimento formal, atuam em seus nichos. Eles trazem exemplos do dia a dia e aproximam a sala de aula ao cotidiano da profissão”, garante Omene.

Outro benefício para os alunos é a oportunidade de ampliar sua rede de contatos. O famoso networking é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional e a sala de aula de um curso de especialização é terreno fértil para novos contatos. “O ambiente é propício para conversar mais sobre o mercado, trocar ideias e experiências relevantes”, explica Edson Schrot, coordenador da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. “Facilita o ingresso e o crescimento na carreira”, observa.

Novas patentes, recolocação, ganhos salariais. Quem passa por uma pós-graduação sai dela com uma série de expectativas, nem sempre realistas no Brasil de hoje. A boa notícia é que a balança tende a ser positiva para os egressos de uma especialização.

Em termos de salário, “um levantamento de 2015 da consultoria Produtive, realizado com 400 executivos das regiões Sul e Sudeste, aponta que profissionais com essa certificação [pós-graduados] tiveram aumento salarial nominal, sem contar a inflação, de 12,4%”, informa Schrot. Um reajuste acima da inflação do período, que foi de 10,67%, e bem acima dos 4,6% recebidos pelos executivos sem especialização após a graduação. Uma bela diferença.

Edson chama a atenção para o possível choque de realidade do aluno que chega ao mercado, o que pode estar relacionado ao “intervalo” entre a realização da graduação e da pós. De acordo com a sua experiência, ele afirma que “os que se dedicam ao mercado e depois voltam ao mundo acadêmico, em geral, passam mais tempo pesquisando opções de cursos e escolhendo aquelas com melhores chances de projeção. Já os que emendam e saem da faculdade para a especialização tendem a escolher algo na mesma área”, afirma.


Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/seu-momento-pos-e-no-senac/como-um-curso-de-pos-graduacao-pode-alavancar-sua-carreira-04032020


Comentários da notícia