Pós-doutorado em ciências ambientais no Inpe

Uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado está disponível para o Projeto Temático “Transição para sustentabilidade e o nexo água-agricultura-energia: explorando uma abordagem integradora com casos de estudo nos biomas Cerrado e Caatinga”, conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São José dos Campos. As inscrições terminam em 8 de março de 2020.

O projeto – também conhecido como Nexus – integra o Programa FAPESP de Pesquisa sobre “Mudanças Climáticas Globais. Tem como objetivo fazer a análise das dinâmicas sociais e a condução de processos participativos para a construção de cenários e indicadores plausíveis e desejáveis, concebidos a partir da perspectiva de uma “visão de futuro sustentável” nos biomas Caatinga e Cerrado brasileiros. Informações detalhadas estão no site http://nexus.ccst.inpe.br.

As atividades do bolsista incluem revisão de literatura, bem como estudo em campo para identificar conflitos no nexo água-agricultura-energia, relações de poder e possíveis limites da participação nos diferentes contextos e escalas geográficas. Esses dados, posteriormente, subsidiarão a realização de oficinas de cenários e indicadores participativos em múltiplas escalas.

Os interessados devem enviar e-mail para nexus.cocst@inpe.br, com assunto “PD FAPESP NEXUS” e os seguintes documentos em PDF: carta de apresentação, descrevendo qualificações e interesses científicos; curriculum vitae resumido; indicação de dois nomes para referências pessoais; link para página pessoal em sites como Research Gate, Google Scholar ou Academia.edu, se disponível.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3419.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Fonte: http://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-ciencias-ambientais-no-inpe/32630/


Comentários da notícia