Pós-doutorado em ecotoxicologia e conservação de abelhas na UFSCar

Uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado está disponível para o Projeto Temático “Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável”. As inscrições estão abertas até 6 de março de 2020.

O bolsista vai atuar no Núcleo de Pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (NuPECA) do Departamento de Biologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba.

Será responsável por realizar bioensaios de toxicidade a agrotóxicos com abelhas solitárias adultas (gêneros Centris, Tetrapedia e Xylocopa), com a finalidade de avaliar os efeitos subletais de inseticidas e fungicidas nos órgãos dessas abelhas pela análise dos biomarcadores celulares de citotoxidade, estresse e adaptação celular. Deverá pesquisar também os efeitos desses agrotóxicos no metabolismo energético das abelhas.

A pesquisa será desenvolvida sob a supervisão da professora Cláudia Inês da Silva.

Os interessados devem solicitar o edital completo pelo e-mail elaine@ufscar (com cópia para ecmsbio@gmail.com) antes da inscrição.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3450.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Fonte: http://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-ecotoxicologia-e-conservacao-de-abelhas-na-ufscar/32606/


Comentários da notícia