Metodologias ágeis são os novos aliados da nuvem

Para sobreviver em um mundo de rápidas mudanças, as empresas de TI precisam adotar métodos mais ágeis de produção e entrega de sistemas. E, nesse sentido, as abordagens DevOps e Scrum têm seu papel fundamental. Sua integração resulta em uma estrutura mais ágil vem substituindo o método cascata mais antigo de desenvolvimento de software.

Em termos gerais, o processo anterior possuía um sistema linear em que o desenvolvimento do software acontecia em etapas e o cliente via seu produto apenas na fase de entrega. Contudo, com a abordagem colaborativa, o trabalho é incremental e o foco está na entrega rápida, permitindo também a gestão mais dinâmica dos projetos de TI.

Nos últimos anos, muitas abordagens ágeis diferentes surgiram com o mesmo propósito: permitir entregas mais rápidas de softwares ao mercado. No entanto, nem todas as metodologias "conversavam entre si", o que causou certa dúvida acerca da eficiência da parceria entre Devops e Scrum. Para compreender se a integração de ambas as abordagens é realmente assertiva, entenda alguns pontos específicos sobre cada uma delas.

A abordagem DevOps, ou cultura DevOps, mantém o foco na entrega ágil de produtos e de serviços de TI por meio do emprego de práticas enxutas e ágeis, dentro de uma abordagem orientada ao sistema.

As equipes de desenvolvimento e de operações atuam em conjunto, utilizando ferramentas de automação que podem alavancar uma infraestrutura cada vez mais programável e dinâmica da perspectiva do ciclo de vida.

Já o modelo Scrum sugere que os projetos progridam por meio de uma série de sprints. De acordo com uma metodologia ágil, eles são armazenados em períodos de tempo com duração não superior a um mês, geralmente duas semanas.

O Scrum conta com uma equipe multifuncional e auto-organizada, pois não há um líder geral da equipe que decida qual pessoa executará qual tarefa ou como um problema será resolvido. Assim, essas são questões decididas pela equipe como um todo. Contudo, no desenvolvimento ágil, as equipes do Scrum são suportadas por duas funções específicas.

O primeiro é um ScrumMaster, que pode ser considerado um treinador da equipe, ajudando os membros da equipe a usar o processo Scrum para atuar no mais alto nível. O Product Owner (PO) representa o negócio, clientes ou usuários e orienta a equipe na construção correta do produto.

Mas afinal, por que integrar DevOps e Scrum? Gestores e desenvolvedores não precisam, necessariamente, escolher entre uma abordagem e outra para cumprir suas tarefas. Afinal, é possível sim unir "o melhor dos mundos", já que as metodologias podem ser integradas, contribuindo, cada uma, com suas melhores características.

As equipes Scrum que adotam o DevOps mostram uma forma diferente de trabalhar e acabam ganhando vantagens com isso. Isso porque a cultura DevOps oferece mais transparência no conteúdo discutidos durante os Sprints, haja vista que todos os registros são acessados por todos membros de Ti e de operações em todas as fases de um projeto.

Além disso, esses mesmos registros também ficam à disposição para compartilhamento a outros profissionais, incluindo o ScrumMaster e o Product Owner. Outra vantagem da integração Scrum-DevOPs promove uma melhor organização do Product Backlog, enfatizando as ações prioritárias dentro do projeto.

E você, já pensou em unir as duas metodologias e tornais os projetos mais ágeis?


Fonte: https://www.itforum365.com.br/metodologias-ageis-sao-os-novos-aliados-da-nuvem-2/


Comentários da notícia