Pós-doutorado em saúde coletiva e psicologia social com bolsa da FAPESP

Cinco Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis para o Projeto Temático “Vulnerabilidades de jovens às IST/HIV e à violência entre parceiros: avaliação de intervenções psicossociais baseadas nos direitos humanos”. As inscrições terminam em 1º de dezembro de 2019.

Um dos bolsistas vai atuar na análise de dados sobre sexualidade, gênero, conhecimentos e práticas de prevenção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (IST), entre elas a Aids, processos de discriminação no ambiente escolar e práticas culturais juvenis. As atividades serão realizadas em Santos, Sorocaba e São Paulo, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Unifesp) baseados no campus da Baixada Santista.

Os interessados devem enviar e-mail para a professora Cristiane Gonçalves (cristiane.goncalves18@unifesp.br). A seleção será feita com base na análise dos seguintes documentos: carta de intenções que justifique o potencial de contribuição para o projeto, currículo Lattes atualizado e carta de recomendação de pesquisador no campo. Haverá entrevista na segunda fase.

Outras duas oportunidades são voltadas à análise de dados quantitativos sobre: processos psicossociais de socialização para os gêneros e para a sexualidade; processos de mudança no nível de conhecimento e nas práticas de prevenção de gravidez e IST; violência entre parceiros; e estigmatização e discriminação no ambiente escolar. Interessados devem enviar e-mail para ifjunior@usp.br.

Os candidatos selecionados para as duas vagas terão como objetivo implementar e avaliar um programa de educação em sexualidade baseado em uma perspectiva multicultural dos direitos humanos em escolas de ensino médio e nos centros de saúde do território escolar. Também vão apoiar a implementação da intervenção, trabalhando com equipes locais de pesquisa na avaliação das intervenções psicossociais em escolas de ensino médio e nos centros de saúde de cada território escolar.

Um dos bolsistas ficará sob supervisão da professora Vera Paiva, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mas participará de atividades de pesquisa em todas as cidades envolvidas no projeto (Santos, Sorocaba e São Paulo).

O outro pós-doutorando participará das atividades de pesquisa nas três cidades e apoiará a implementação da intervenção realizada pela equipe baseada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, coordenada pelo professor Marcos Garcia.

Na primeira fase de seleção, os candidatos serão avaliados por carta de interesse, currículo Lattes atualizado e carta de recomendação de pesquisador sênior no campo. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail veroca@usp.br.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3268, www.fapesp.br/oportunidades/3287, www.fapesp.br/oportunidades/3290 e www.fapesp.br/oportunidades/3292.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Fonte: http://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-saude-coletiva-e-psicologia-social-com-bolsa-da-fapesp/32071/


Comentários da notícia