O futuro começa agora

Observando as recentes evoluções tecnológicas, especialmente Inteligência Artificial (IA), 5G, Internet das Coisas (IoT) e Cloud, é possível imaginar um futuro incrível.

Os robôs, cada vez mais inteligentes, farão parte da nossa rotina. Eles irão cuidar dos doentes, farão companhia a crianças e idosos, serão amigos dos que precisam de uma palavra de incentivo e, por fim, poderão assumir a função de assistentes, nos auxiliando em variadas tarefas do dia a dia.

Ademais, os robôs assumirão tarefas em trabalhos especiais, como aqueles em locais perigosos, ou em atividades repetitivas e também as que exigem alta precisão.

No futuro, enxergaremos além do que os olhos alcançam. Um exemplo serão os drones equipados com câmeras de alta definição que nos trarão imagens de locais com difícil acesso, facilitando a supervisão e manutenção destes espaços.

Graças à Inteligência Artificial, imagens e fotografias que foram deterioradas pelo tempo ou pelas condições de armazenamento poderão ser totalmente corrigidas, sem distorções, e até melhoradas. Poderemos também restaurar pinturas ou obras danificadas com o passar do tempo.

As buscas praticamente acabarão. Em equipamentos e sistemas, a identificação de problemas e suas respectivas correções irão acontecer automaticamente. E o mesmo acontecerá em nossa interação digital, pois automaticamente receberemos recomendações de amizades, grupos, entretenimento, serviços, produtos, e muito mais – todas de acordo com nosso comportamento e rotina, e mais importante ainda, feitas apenas com o nosso consentimento.

Neste aspecto, as empresas terão enorme avanço, pois quase todas elas conhecerão a fundo seus produtos e clientes. Elas utilizarão os dados coletados de suas operações e conseguirão induzir várias conclusões, as quais serão utilizadas no aprimoramento dos seus produtos e nas comunicações e ofertas aos seus clientes.

A IA também irá acelerar os processos de pesquisas em indústrias e universidades, pois ajudará na seleção e simulação de hipóteses, economizando o tempo que seria perdido testando aquelas que se provariam irrelevantes.

Não pense que em 2025 você irá digitar ou apertar botões frequentemente. No futuro, todas as ações serão feitas pelo reconhecimento de nossa voz, nossa face ou nossos gestos.

O martírio do trânsito será apenas uma memória. Os carros estarão conectados entre eles, à infraestrutura urbana e às pessoas, trocando informações em tempo real e criando uma condição ótima de fluidez, levando ao fim dos congestionamentos. Em casos emergenciais, como o de uma ambulância precisando percorrer um trajeto rapidamente, ela irá se comunicar com o ambiente e terá uma pista livre para seguir seu caminho.

A inclusão digital avançou e quase todo mundo está conectado graças às novas tecnologias. O planeta passou a ter a tecnologia ainda mais aliada na sustentabilidade. Tornou-se mais fácil monitorar o meio ambiente e tomar medidas para protegê-lo. Um exemplo disso é o trabalho realizado pela ONG californiana Rainforest Connection, que faz uso de um sistema de monitoramento de áudio, utilizando celulares antigos da Huawei, para entender os hábitos dos animais da Costa Rica na tentativa de melhor protegê-los.

A tecnologia 5G terá papel importante em tudo isto, permitindo conexões massivas com baixíssima latência e enorme velocidade.

Todos os pontos mencionados aqui não fazem parte de um roteiro de ficção científica, e sim do estudo “Global Industry Vision” da Huawei. Ele foi elaborado com base em informações de mercado, como projeções de organizações internacionais, dados de empresas de consultoria, de indústrias, e utilizou modelos analíticos e regressões para chegar às tendências aqui descritas.

Nos vemos em 2025 para confirmar as tendências e conversar mais sobre o futuro...


Fonte: https://www.itforum365.com.br/o-futuro-comeca-agora/


Comentários da notícia