Transformação digital e seus efeitos no varejo brasileiro

Nos últimos anos, com o advento de tecnologias disruptivas, todo o ambiente de negócios tem se transformado. No varejo não é diferente! Com a entrada das empresas no e-commerce, que se expande a cada dia graças ao maior acesso à internet e a disseminação de dispositivos móveis inteligentes, é possível veicular produtos e serviços em diferentes canais de vendas. Com isso, esse processo se tornou muito mais desafiador.

Afinal de contas, hoje os consumidores precisam ter acesso a uma loja, seja pelo seu smartphone, computador e, mesmo por uma unidade física, para avaliar pessoalmente o produto que deseja comprar. Com isso, as companhias têm buscado traçar estratégias que ofereçam as melhores formas de se solidificar neste novo cenário e proporcionar uma experiência memorável de compra a seus clientes.

Para se ter uma ideia, o crescimento do e-commerce brasileiro é tão expressivo que, de acordo com a 37ª edição da pesquisa Webshoppers (2018), realizada numa parceria entre a Ebit com a Elo, foi constatado que o setor alcançou faturamento de R$ 47,7 bilhões. Isso representa aumento de 7,5% em comparação ao ano anterior.

Além disso, durante o mesmo período, foi apontado, desta vez por um estudo realizado pela Forrester Research com o portal E-commerce Brasil, que o investimento em tecnologia por lojas físicas que passam a oferecer produtos de maneira virtual correspondeu, em média, a 9% da receita. E esse saldo só aumenta quando pensamos em negócios totalmente digitais – que atuam somente na internet.

Os dados acima representam que as empresas, percebendo a mudança no perfil dos consumidores, têm buscado se adequar. Afinal, os clientes se tornam cada vez mais exigentes, utilizando vários canais para efetuar suas compras, variando de acordo com o que é mais prático e acessível. Além disso, outro fator decisivo é a escolha pela empresa que lhe proporciona as melhores experiências na hora da compra!

A importância da experiência do cliente

Baseado no resultado da percepção do consumidor após passar por toda a jornada de compra, seja em ambientes físicos ou virtuais, a experiência do cliente é um dos temas mais discutidos no atual ambiente de negócios. Isso porque, com a transformação em seu perfil, conforme aponto anteriormente, é essencial que as empresas os vejam como a peça mais importante do negócio, e de fato é a persona essencial e obrigatoriamente necessita da melhor experiência.

Para tanto, é fundamental analisar o mercado como um todo, traçando as melhores estratégias, oferecendo preços acessíveis, excelência e personalização do atendimento na hora da compra. Com essas e outras práticas, com toda certeza, sua empresa está priorizando a experiência do consumidor e colocando-o no centro do seu negócio.

Esteja atento ao consumidor omnichannel

Para finalizar, ressalto aqui que o consumidor não é mais definido como on-line ou off-line. Ele utiliza todos os canais de vendas ao mesmo tempo, seja mobile, lojas físicas, sites tradicionais e até mesmo encomendas por redes sociais.

Essa tendência omnichannel merece atenção especial das empresas, uma vez que ele, o cliente, priorizará as lojas que tenham a melhor capacidade de atendê-lo de todas as maneiras possíveis. Por isso, é essencial se adequar, pois esse conceito só tende a se expandir a cada dia.


Fonte: https://www.itforum365.com.br/transformacao-digital-e-seus-efeitos-no-varejo-brasileiro/


Comentários da notícia