4 estratégias para atrair e reter mulheres para o setor de tecnologia

Como mulher que trabalha no setor de tecnologia há mais de uma década, sei o quão real é a lacuna de talentos entre os gêneros. As mulheres ocupavam quase 57% de todas as ocupações no mercado de trabalho dos EUA em 2018, mas apenas 26% das funções de tecnologia eram ocupadas por pessoas do gênero feminino. Essa tendência se mantém forte, apesar de diversos estudos apontarem o valor comercial da priorização da diversidade nas contratações.

Empresas que investem em inclusão produzem 1,4 vezes mais receita e têm 1,7 vezes mais chances de serem líderes em inovação em seu mercado, de acordo com um estudo recente da Deloitte. No entanto, a porcentagem de mulheres empregadas na área de computação e matemática permaneceu estagnada, oscilando em torno de 25% desde 2007.

Vale destacar que contratar talentos de diferentes gêneros é apenas uma parte de um problema complexo, pois muitas empresas não conseguem reter esses colaboradores por conta de suas culturas de trabalho tóxicas. Um estudo de 2017 da Kapor revelou que as funcionárias de tecnologia tinham duas vezes mais chances de desistir do que seus colegas do gênero masculino, em grande parte devido a maus-tratos a funcionários.

Torne-se parte da solução - enquanto impulsiona o aumento da inovação e o crescimento da receita em sua organização - implementando essas estratégias para atrair e reter melhor as profissionais de tecnologia.

1. Desenvolver uma linha de talentos diversificada

Para começar a atrair mais profissionais do gênero feminino em tecnologia, o que pode ser difícil de encontrar, dependendo da sua localização ou setor, você precisa criar um canal confiável para a obtenção de talentos. Uma estratégia eficaz é ter suas equipes de recrutamento, funcionários ou parceiros de negócios trabalhando com uma organização local ou nacional sem fins lucrativos que apóie meninas ou mulheres. Atualmente, há uma grande variedade de organizações trabalhando para ajudar a diminuir a lacuna de talentos de gênero e proporcionar às mulheres as mesmas oportunidades de emprego e ganho disponíveis para os homens.

A parceria com essas organizações sem fins lucrativos para sediar workshops trimestrais ou anuais ou fornecer estágios a candidatos qualificados são estratégias simples, mas incrivelmente eficazes, de como desenvolver e nutrir esse fluxo de talentos.

2. Priorizar uma cultura de trabalho inclusiva

O movimento “Me too” mostra claramente quanto trabalho ainda falta para que as mulheres se sintam confortáveis ​​e seguras no local de trabalho. Independentemente de você sentir ou não uma cultura de trabalho tóxica, considere como criar uma cultura corporativa mais inclusiva para atrair e reter melhor as mulheres profissionais de tecnologia que contratar.

Comece com pequenas etapas, como garantir que você tenha pelo menos uma funcionária em comitês internos que votem em benefícios como vantagens no local de trabalho, iniciativas de diversidade, códigos de vestimenta e parcerias filantrópicas, para mostrar à sua força de trabalho que você valoriza e considera todas as perspectivas. Olhe para o seu C-suite para dar o exemplo, reforçando a importância da diversidade da força de trabalho interna. Se for uma prioridade para os líderes, toda a força de trabalho também a considerará uma prioridade. Mas priorizar uma cultura inclusiva é apenas o primeiro passo. Para manter essa inclusão, envie pesquisas regulares aos colaboradores, onde eles podem fornecer um feedback honesto sobre problemas relacionados à cultura e contribuir com soluções em potencial.

3. Promover mulheres para funções de gerência e liderança

Fornecer caminhos claros para que as mulheres sejam promovidas a cargos de gerência e liderança é um elemento essencial para reter os talentos femininos. Se você deixar de ter mulheres em cargos de gerência ou liderança, os novos talentos poderão sentir que o crescimento da carreira em sua empresa só é concedido aos colegas do sexo masculino. Como primeira presidente feminina da Mondo, uma agência de marketing digital e pessoal de tecnologia, trabalhei para criar oportunidades claras de crescimento de carreira para as líderes femininas de nossa organização, o que levou a um aumento drástico no número de mulheres que compõem nossa equipes gerenciais e executivas.

Envolver uma líder feminina no processo de contratação é uma ótima maneira de mostrar talentos em potencial que suas carreiras não se limitam à posição em que começam, independentemente do sexo. A representação pode ser uma ferramenta poderosa para atrair talentos diversos. Pergunte aos candidatos sobre seus objetivos de carreira e realce qualquer sobreposição que encontrar entre o interesse e os cargos de liderança que a empresa terá disponível nos próximos dois a cinco anos.

4. Procure oportunidades para capacitar as mulheres no local de trabalho

Melhore as taxas de retenção entre as profissionais de tecnologia procurando oportunidades para capacitá-las. Há uma variedade de estratégias que você pode implementar com base no que é realista para o seu negócio. Para melhorar o engajamento de longo prazo dentro de uma função, considere o desenvolvimento de grupos para funcionários ou programas de orientação específicos para mulheres. Associe profissionais do sexo feminino com líderes mulheres da sua empresa, para que elas tenham mentoras para aprender, confiar e se sentir apoiadas.

Se a atualização do pacote de benefícios para o próximo ano for uma opção, considere expandir a cobertura de maternidade e assistência à infância para atender melhor as profissionais. Oferecer um arranjo de trabalho flexível para as novas mães pode ser um fator decisivo entre a escolha de retornar ao trabalho após a licença maternidade, e também pode fornecer a flexibilidade que muitas funcionárias podem exigir por conta do aumento do custo dos cuidados com as crianças.

Os principais líderes do setor de hoje reconhecem o impacto que uma força de trabalho diversificada exerce sobre a sua capacidade de inovar, permanecer competitiva e gerar receita, e é por isso que muitos estão trabalhando para remodelar sua cultura de trabalho interna para atrair e reter melhor profissionais do sexo feminino. Certifique-se de que a sua empresa faça o mesmo implementando essas estratégias para ajudar a fechar a lacuna de talentos na sua própria organização.



Fonte: https://cio.com.br/4-estrategias-para-atrair-e-reter-mulheres-para-o-setor-de-tecnologia/


Comentários da notícia