As 12 habilidades mais importantes que você precisa para ter sucesso no trabalho

Se você é um recém-formado tentando descobrir como melhorar sua carreira ou se é um profissional em meio de carreira que procura garantir sua próxima promoção, você deve estar se perguntando quais são as habilidades mais importantes de que precisa. para ajudá-lo a chegar aonde deseja ir. Embora seja, obviamente, importante desenvolver suas habilidades específicas do setor, o que é tão crítico para o seu sucesso são suas habilidades pessoais. Soft skills são como você funciona no local de trabalho e interage com outras pessoas. E, embora não sejam ensinados com facilidade na sala de aula ou medidos, eles são as principais habilidades que todos precisamos ter. Além disso, em nosso ambiente de trabalho mais globalizado e em rápida mudança, agora há um prêmio pelos tipos de habilidades sociais que permitem acompanhar o futuro do trabalho. Portanto, se você deseja acelerar sua carreira, aqui estão as 12 habilidades sociais necessárias para ter sucesso.

1. Aprendizagem

Começaremos com a capacidade de aprender porque é sem dúvida a habilidade mais importante do século XXI que você precisará para ter sucesso. Alvin Toffler disse: "Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender". Isso ocorre porque, em um ambiente em que novas habilidades surgem tão rapidamente quanto outras pessoas desaparecem, o sucesso é menos sobre o que você já sabe e mais sobre adaptar suas habilidades, aumentando e expandindo sua base de conhecimento, para que você possa usar novas informações e habilidades para responder a qualquer coisa está acontecendo.

2. Resiliência

Reveses e falhas fazem parte da vida, mas como você escolhe lidar com esses obstáculos é o que é fundamental para o seu sucesso. Resiliência é a capacidade de se recuperar diante de obstáculos e falhas. Quando você é resiliente, não se concentra nos altos e baixos. Em vez disso, você permanece focado em seus objetivos a longo prazo e nunca perde a confiança em sua capacidade de prevalecer. Ao ajudá-lo a enfrentar desafios e dificuldades, a resiliência também permite lidar com o estresse de maneira mais positiva.

3. Agilidade

À medida que o cenário de trabalho muda, aprender a ser ágil é uma habilidade crítica, pois as soluções de ontem não resolvem os problemas de amanhã. No centro de ser ágil, estão mudando de marcha quando o contexto exige e respondendo de acordo com as necessidades do seu local de trabalho, clientes ou tendências do setor.

4. Colaboração

Em nosso mundo cada vez mais hiperconectado, não é mais esperado que trabalhe apenas como indivíduos ou apenas em silos. Nossos projetos tornaram-se mais complexos, de modo que a capacidade de trabalhar efetivamente como parte de uma equipe também ganhou importância. Dada a natureza cada vez mais global do trabalho, é fundamental sua capacidade de colaborar, compartilhar conhecimento e contribuir para equipes que podem capitalizar uma diversidade de pensamento e perspectiva de maneiras que todos possam se beneficiar e levar para os resultados compartilhados.

5. Comunicação verbal

Avançando em y nossa carreira não é apenas com base no que você faz. Há uma boa chance de que, em algum momento de sua carreira, você tenha que usar fortes habilidades de comunicação verbal para poder vender outras pessoas por suas idéias, produtos ou serviços. Esteja você precisando explicar seu valor quando estiver sendo considerado para uma promoção, apresentando-se como parte de um projeto de equipe ou falando no palco, você precisará se comunicar bem e transmitir idéias fortes e persuasivas.

6. Comunicação escrita

Vivemos em uma era de tweets e sons, mas boas habilidades de comunicação por escrito ainda são importantes quando se trata de sua carreira. Esteja você enviando e-mails profissionais, se comunicando com um cliente, tentando entregar um plano de negócios coerente ou qualquer outro meio, você deve se comunicar com rapidez, precisão e eficácia.

7. Empatia

A capacidade de simpatizar com os outros, ou ver as coisas da perspectiva deles ao entender suas emoções e reações, é uma parte fundamental de como interagimos uns com os outros. Comunicar-se genuína e autenticamente com outras pessoas é vital porque, mesmo nos casos em que você discorda de seus colegas de trabalho sobre elementos de um projeto de trabalho, por exemplo, a empatia permite que você demonstre aos outros que eles são vistos e ouvidos.

8. Criatividade

A criatividade é uma habilidade crucial de que todos precisamos, porque, em nossos tempos de rápida mudança, os empregadores valorizam funcionários que podem olhar além do presente e imaginar possibilidades futuras para sua empresa. Trabalhadores criativos são os que perguntam o porquê. Eles questionam, são curiosos e, ao fazê-lo, desenvolvem novas idéias e soluções.

9. Resolução de problemas

Com que frequência você vai além do seu trabalho imediato, conforme designado, e usa mais conhecimento, fatos e dados para ver lacunas e resolver problemas? Ser um bom solucionador de problemas é essencial porque os empregadores valorizam as pessoas que podem enfrentar os desafios por conta própria ou como membros efetivos de uma equipe, definindo os problemas, fazendo brainstorming de alternativas, compartilhando pensamentos e depois tomando decisões acertadas.

10. Liderança

A importância de construir a cultura certa nas empresas não pode ser exagerada; portanto, ter as habilidades necessárias para treinar e capacitar outras pessoas e motivar as pessoas a sua volta a fazer o melhor trabalho é altamente valorizado pelo sucesso.

11. Negociação

Seja em discussões salariais, finalizando um acordo com um cliente ou tentando encontrar um terreno comum com seus colegas de equipe durante um projeto, ter habilidades de negociação fortes e eficazes é extremamente importante. Ser um bom negociador permite alcançar objetivos enquanto você constrói relacionamentos, o que é uma parte significativa do sucesso de sua carreira.

12. Tecnologia

A tecnologia está mudando em um ritmo sem precedentes, portanto, além das habilidades técnicas que você precisa dominar para o seu trabalho, acompanhar a tecnologia é essencial por causa das ferramentas que ajudam você a gerenciar sua carreira, se diferenciar no mercado, marcar sua marca e criar os relacionamentos críticos que você precisa para ter sucesso.

Independentemente da sua carreira escolhida, a construção de suas habilidades sociais é fundamental para que você possa se destacar dos outros em um cenário competitivo.


Fonte: https://www.forbes.com/sites/nataliapeart/2019/09/10/the-12-most-important-skills-you-need-to-succeed-at-work/#17a9b7a41c6a


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