Pós-doutorado em Informação Quântica com bolsa da FAPESP

O Projeto Temático “Explorando informação quântica com átomos, cristais e chips” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O prazo de inscrição termina em 15 de julho de 2019.

O grupo de pesquisa do projeto trabalha na área de informação quântica com variáveis contínuas do campo eletromagnético. O objetivo final é obter ganho de eficiência de processamento, resolvendo problemas matematicamente intratáveis por manipulação clássica da informação.

A pesquisa envolve a geração sintonizável de luz emaranhada em diferentes faixas do espectro eletromagnético por meio de osciladores paramétricos óticos baseados em cristais, e sua aplicação em interfaces entre átomos e chips de silício ou nitreto de silício.

O bolsista desenvolverá protocolos de processamento quântico e informação usando osciladores e amplificadores paramétricos óticos, baseados em sistemas atômicos, cristais não lineares e ótica integrada.

As inscrições podem ser feitas por e-mail para o coordenador do projeto, professor Marcelo Martinelli (mmartine@usp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2950.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.


Fonte: http://agencia.fapesp.br/pos-doutorado-em-informacao-quantica-com-bolsa-da-fapesp/30953/


Comentários da notícia