8 maneiras que a tecnologia educacional facilita o aprendizado

Todos nós aprendemos em ritmos diferentes em um ambiente escolar. Mas se não formos cuidadosos, iniciantes tardios que poderiam ser muito brilhantes podem ficar para trás de seus colegas. Se usada apropriadamente, a tecnologia moderna “nivelará o campo de jogo” e permitirá que todos e cada um de nós aprendam todo o nosso potencial de uma maneira que seja adequada à nossa capacidade única de aprendizado. Hoje, observamos as várias maneiras pelas quais a tecnologia moderna pode simplificar a metodologia educacional e talvez ajudar aqueles de nós com uma compreensão mais lenta de certos conceitos.

Simulações Virtuais

Muitos conceitos em ciências, engenharia e matemática são difíceis de entender sem recursos visuais. Modelos e simulações virtuais ajudam os professores a explicar ideias difíceis. Isso funciona especialmente bem se os alunos são aqueles que aprendem melhor por métodos táteis ou visuais.

Graus Online

Para aqueles que são fisicamente desafiados e que vivem em casa ou que trabalham durante o dia, frequentar a faculdade e a universidade é um problema. Muitos estabelecimentos de ensino, da Ivy League a faculdades comunitárias, oferecem cursos on-line. Estes variam de cursos e certificações profissionais e baseados no trabalho a diplomas completos.

Melhor comunicação

Professores com excesso de trabalho geralmente acham a comunicação com seus alunos problemática. Há pressão para concluir os cursos antes dos exames, e os tamanhos das salas de aula costumam dificultar o contato um-para-um. A tecnologia pode mudar as salas de aula em uma rede de informações. Os professores postam atribuições de maneira lógica e progressiva. Enquanto os alunos fazem perguntas em um fórum formado por seus professores e colegas. A comunicação on-line é melhor para os alunos que têm problemas em se manifestar em sala de aula e permite uma melhor discussão entre colegas. Os alunos também possuem um registro de comunicação estruturado, que pode ser referenciado a qualquer momento.

Avaliação contínua

A tecnologia educacional permite que os professores definam exercícios práticos com mais facilidade, além de ver o progresso de seus alunos. O software monitora continuamente as respostas às perguntas e quanto tempo leva para responder. A classificação e as avaliações são menos propensas ao preconceito pessoal e os professores podem ver onde os alunos têm problemas. Os professores podem, portanto, intervir privadamente de maneira mais efetiva. A equipe administrativa pode analisar dados, identificar tendências nos métodos de ensino, alunos que estão respondendo bem e quais precisam de uma abordagem alternativa.

eBooks e informações avançadas

É mais fácil acessar informações usando mecanismos de pesquisa inteligentes e armazenamento em nuvem do que consultar livros de referência em uma biblioteca. Basta usar uma referência ou cotação e todo tipo de informação está imediatamente disponível. Portanto, como os alunos poupam bastante tempo acessando informações, eles podem pesquisar e consolidar muitos outros conceitos.

Os livros didáticos formatados por e-books costumam ser mais baratos que os tradicionais em papel, portanto, serão mais acessíveis para o aluno. Eles serão carregados em seu tablet ou laptop, ou acessíveis através da rede WiFi da escola.

Aprendizagem auto-guiada

Uma das maiores vantagens da tecnologia é a capacidade de os alunos aprenderem em seu próprio ritmo. Alguns alunos se adaptarão a novos conceitos, enquanto outros precisarão de mais tempo para assimilar as informações. Usando a tecnologia, os alunos mais brilhantes podem passar para o próximo estágio, enquanto outros podem usar métodos alternativos de aprendizado. Os alunos mais lentos não se sentirão intimidados por sua falta de compreensão e poderão continuar praticando os conceitos depois da escola, em casa.

A aprendizagem deve ser divertida

Aprender e assimilar novas informações é sempre mais fácil se for uma experiência agradável. Tornar o processo de aprendizagem divertido resulta em melhor retenção de informações e mais entusiasmo para aprender. O aluno tem muitos métodos de aprendizado disponíveis; vídeos on-line, tutoriais e transmissão ao vivo, bem como gamificação e realidade virtual. Cada aluno encontrará naturalmente a melhor maneira de atender às suas próprias preferências de aprendizagem.

Acesso a informação

Existem muitos recursos gratuitos disponíveis on-line. Mesmo se você não participar de um curso organizado, não há nada que impeça a pessoa interessada de aprender por conta própria. A tecnologia é um recurso educacional incrível que ajudará professores e alunos a realizar seu verdadeiro potencial.


Fonte: https://www.forbes.com/sites/ilkerkoksal/2019/07/08/8-ways-that-educational-technology-makes-learning-easier/#5c006913bbda


Comentários da notícia