Confira os 3 cursos superiores preferidos das mulheres

Pedagogia, Direito e Administração estão entre os preferidos do público feminino

O Censo da Educação Superior de 2017, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano, apontou a preferência das mulheres por determinados cursos. O levantamento mostrou que a graduação que mais recebeu matrículas de estudantes do sexo feminino foi a de Pedagogia (660.917 matrículas), que consta apenas como 19º escolha dos homens (53.4280).

O reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio, explica que é histórico o domínio do público feminino na atuação profissional como docentes, principalmente no ensino Fundamental I da Educação Básica. “De forma objetiva, as mulheres têm maior interesse para o processo de aprendizagem inicial das crianças. Mas vale destacar que o curso de Pedagogia permite atuações profissionais em todo os níveis, da formação inicial até fases mais avançadas como mestrado e doutorado”, detalha.

Em segundo lugar entre os cursos preferidos por estudantes do sexo feminino está o de Direito. Somente no ano passado, 486.422 mulheres se matricularam na graduação, que foi a preferida dos homens, com 392.812 inscritos.

O curso de Administração aparece em 3º lugar com 374.553 universitárias inscritas em 2017. No mesmo período, foi a segunda graduação de preferência entre os homens, com 308.002 matriculados.

Os dados mostram que as mulheres já são maioria na educação superior, mas apontam também para um desafio. “As mulheres representam 60% dos concluintes de cursos superiores no Brasil. Mas quando observamos a área científica, essa participação cai para 40%, o que mostra uma inversão quando tratamos do exercício profissional, pois se temos mais mulheres concluindo seus cursos superiores, deveríamos ter mais cientistas mulheres também”, ressalta.


Fonte: https://www.segs.com.br/educacao/147008-confira-os-3-cursos-superiores-preferidos-das-mulheres


Comentários da notícia