Qual a diferença entre Técnico e Tecnólogo?

Conheça as principais características desses níveis de formação

É muito comum confundir o curso técnico com o tecnólogo. Apesar da semelhança no nome e no objetivo de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, os cursos não representam a mesma coisa. A principal diferença entre essas duas formações é o nível de escolaridade: enquanto uma é de nível médio, a outra confere diploma de nível superior. No entanto, apesar dessa diferença, o curso técnico e tecnólogo têm em comum uma alta taxa de empregabilidade no mercado, em setores carentes de mão de obra qualificada. Em alguns casos, os alunos já saem com um emprego garantido.

No Brasil, cresceu a oferta de qualificação de nível técnico e tecnólogo. Mas qual a melhor opção para você: curso técnico ou de tecnólogo? Descubra qual formação combina mais com seus objetivos profissionais, sendo que ambas as formações podem turbinar a sua carreira e aumentar suas chances de conseguir um bom emprego. Confira:

Técnico

Os cursos técnicos são ofertados em nível médio, com o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo. Podem ser cursados por alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio. Com duração média de 2 anos, o curso técnico forma profissionais preparados para atender as demandas do mercado de trabalho. Ao terminar o curso técnico, o profissional está apto a prestar concursos públicos de nível médio e, se desejar, ingressar no ensino superior.

Tecnólogo

Ofertado em nível superior, também conhecido como curso superior de tecnologia, o Tecnólogo tem duração média de 2 a 4 anos. Forma profissionais para o competitivo mercado de trabalho em menos tempo, em comparação ao curso de graduação tradicional. Ao concluir um tecnólogo, o profissional poderá prestar concursos públicos de nível superior e cursar uma pós-graduação. As faculdades e universidades estão aptas a oferecer cursos tecnólogos. 


Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/qual-a-diferenca-entre-tecnico-e-tecnologo


Comentários da notícia