Qual a diferença entre Faculdade e Universidade?

Conheça as características de cada tipo de estabelecimento de ensino superior

Muitas dúvidas surgem ao decidir entrar na educação superior, como na escolha do curso e modalidade, assim como a instituição de ensino ideal. A maioria dos estudantes não sabe a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário. As características de cada tipo de instituição podem interferir na escolha, de acordo com suas pretensões acadêmicas e profissionais. Antes de ingressar no ensino superior, é fundamental verificar se a instituição pretendida é credenciada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Mas, afinal, o que difere Faculdade, Universidade e Centro Universitário? É isso que buscamos responder aqui, com base no Decreto nº 5.773 do MEC, que apresenta as funções de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação. Confira:

Faculdade

Inicialmente, todas as instituições de ensino superior são cadastradas como faculdades. Geralmente, são especializadas e oferecem atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma área específica, como em Saúde, Administração ou Comunicação, por exemplo.

O corpo docente é formado por professores que tenham, no mínimo, uma pós-graduação. Quando uma faculdade pretende lançar um curso superior, é preciso pedir autorização ao Ministério da Educação. Ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino.

Universidade

É uma instituição de ensino que deve, obrigatoriamente, oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em todas as áreas do conhecimento: Exatas, Humanas e Biológicas. Elas possuem autonomia para criar cursos superiores sem pedir a autorização do MEC.

O corpo docente é formado por professores Mestres e Doutores. As Universidades Federais são criadas somente por Lei, com aprovação do Congresso Nacional. Já as particulares podem surgir a partir de outras instituições, como centros universitários.

Centro Universitário

O Centro Universitário é uma espécie de estágio pelo qual uma faculdade precisa passar para se tornar uma Universidade. Entre as exigências para esse tipo de instituição, é que pelo menos um terço do corpo docente seja formado por professores com Mestrado ou Doutorado.

Assim como as Universidades, os Centros Universitários oferecem cursos em diferentes campos do conhecimento e possuem autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior, sem precisar da autorização do MEC. 


Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/qual-a-diferenca-entre-faculdade-e-universidade


Comentários da notícia