Conselho Nacional de Educação propõe até 30% de EAD no ensino médio

Sugestões para a consulta pública podem ser encaminhadas ao CNE até 23 de outubro por e-mail.

O Conselho Nacional de Educação iniciou, nesta terça-feira (9), uma consulta pública sobre o conteúdo e formato do ensino médio — as chamadas “diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio”.

Essa atualização foi necessária diante da lei que reformou o ensino médio, com ampliação progressiva da carga horária e possibilidade de itinerários distintos para os alunos, com parte do conteúdo comum a todos e parte diferenciada.

O documento propõe, por exemplo, que parte do conteúdo possa ser dado na modalidade à distância — hoje não há essa previsão. “As atividades realizadas a distância podem contemplar até 20% da carga horária total, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo”, diz o texto em consulta pública.

Isso pode ser feito, afirma o documento, “desde que haja suporte tecnológico — digital ou não — e pedagógico apropriado, com acompanhamento/coordenação de docente da unidade escolar onde o estudante está matriculado”. Para o ensino médio noturno, esse percentual pode chegar a 30%.

As novas diretrizes definem ainda que cada município oferte “mais de um itinerário formativo”, em referência aos 5 caminhos propostos na reforma do ensino médio: matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; formação técnica e profissional.

De acordo com dados do Inep, quase metade das cidades brasileiras (2.702) possuem apenas uma escola de ensino médio. Outras 880 possuem dois colégios para essa etapa de ensino.

O Conselho Nacional de Educação indica diversas atividades que poderão ser consideradas na carga horária do ensino médio: desde as aulas tradicionais a “cursos, estágios, oficinas” como “participação em trabalhos voluntários, contribuições para comunidade e atividades pedagógicas orientadas pelos docentes”.

Essas atividades, diz o documento, “devem ter carga horária específica de acordo com critérios previamente definidos pela instituição ou rede de ensino e podem ser contabilizadas como certificações complementares e constar do histórico escolar do estudante”.



Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/09/conselho-nacional-de-educacao-propoe-ate-30-de-ead-no-ensino-medio.ghtml


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