Ensino superior: qual a diferença entre o Sisu e o Prouni

Um oferece bolsas de estudo e o outro dá acesso a universidades públicas

O Governo Federal criou programas para que os brasileiros possam ter maior acesso ao ensino superior. O Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) são alguns deles. O objetivo é o mesmo, porém funcionam de formas diferentes. Enquanto um oferece bolsas de estudo para instituições de ensino superior particular, o outro é um canal para as instituições de ensino superior pública. Ambos abrem vagas duas vezes ao ano. Se você tem interesse em começar a faculdade pública ou particular, mas não tem condições de arcar com o valor integral das mensalidades, separamos as principais informações sobre o Sisu e o Prouni. Confira.

Sisu x Prouni: entenda a diferença

O Sisu é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso de estudantes às universidades públicas. As vagas são direcionadas para quem presta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscrevem no sistema se seleção informatizado. Para participar do Sisu não é preciso pagar nenhuma taxa de inscrição. Além de ter que fazer a última edição do Enem e não ter zerado a redação é preciso ser concluinte do ensino médio.

Diferente do Sisu, o Prouni oferece bolsas de estudo para universidades privadas. As bolsas são destinadas para estudantes que tenham concluído todo o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola particular, com a ressalva de ter estudado como bolsista integral. Ter realizado o Enem também é um critério de seleção, bem como tirar uma média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. A renda familiar mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

Bolsas de estudo para faculdade

O Educa Mais Brasil, não é um dos programas do governo, porém também oferta bolsas de estudo de até 70% para graduação de brasileiros que sonham em fazer um curso superior, mas não têm condições de pagar as mensalidades. Para conseguir o benefício basta acessar o site do Educa Mais e se cadastrar gratuitamente. O programa também oferece descontos para cursos de pós-graduação.


Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/sisu/ensino-superior-qual-a-diferenca-entre-o-sisu-e-o-prouni


Comentários da notícia