Debate mostra como educação melhora o desenvolvimento econômico

Especialistas apontam importância de investimento na qualificação de professores durante o E agora, Brasil?

Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos pela Educação, e Chico Soares, professor, matemático e ex-presidente do Inep Foto: Rafael Jota

Reequilíbrio das contas públicas, geração de emprego, crescimento econômico, aumento dos recursos em segurança e em projetos de infraestrutura. Os brasileiros têm se dividido em defesa de alguns desses pontos. Mas há um tema que consegue se sobrepor a essas bandeiras e ser unanimidade: a necessidade de melhorar a educação no país.

Durante o E agora, Brasil?, encontro promovido no último dia 26 de setembro, em São Paulo, pelos jornais O Globo e Valor Econômico, três especialistas puderam discutir de que forma a educação de qualidade pode influenciar no desenvolvimento econômico de um país.

Participaram do debate Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos pela Educação, Chico Soares, professor, matemático e ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), além de Eric Hanushek, economista e pesquisador da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Para os debatedores, o investimento nos professores é um dos pontos fundamentais para elevar a qualidade do ensino em sala de aula, diminuir a evasão escolar e melhorar a inserção futura desses estudantes no mercado de trabalho e nas discussões importantes sobre o país. 


Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/debate-mostra-como-educacao-melhora-desenvolvimento-economico-23140006


Comentários da notícia