O que precisa ser feito para conseguir financiamento para pós-graduação?

Mais ou menos como a prestação de um carro, você poderá negociar valores, condições e prazos para pagamento diretamente com a instituição financeira de sua escolha.

Contudo, não basta garantir o montante necessário para pagar o curso. Além disso, você precisará saber o que é cobrado dos candidatos aos cursos de pós-graduação pelas instituições de ensino, para, aí sim, recorrer ao financiamento.

Ficou interessado? Avance na leitura para saber ainda mais!

Língua inglesa

No Brasil, parte dos cursos de MBA e mestrado exigem dos seus alunos conhecimentos avançados de inglês. Uma das formas de comprovar que você, de fato, conhece o idioma é apresentar certificados como o teste TOEFL, que tem bastante aceitação pelas instituições de ensino.

Análise curricular

Outro aspecto que deve ser considerado antes da escolha de um curso é verificar se a sua experiência profissional é compatível com a graduação desejada.

O currículo dos candidatos é sempre um critério decisivo para os selecionadores, o que também pode ser comprovado por meio de publicações em periódicos científicos. Portanto, quanto mais afinada sua trajetória estiver ao curso de escolha, melhor.

Elaboração de projeto

Uma exigência que também é comum para programas de mestrado ou MBA é a apresentação, antes mesmo da matrícula, de um projeto, que será o objeto de discussão do curso.

Ou seja, você deverá, primeiro, mostrar aos avaliadores que tipo de contribuição quer dar para a área de formação e, uma vez que eles entendam essa proposta como interessante, poderá se matricular para receber orientação.

Preparação para a entrevista

Há cursos em que o candidato é submetido a uma entrevista presencial, na qual precisa responder a uma bateria de perguntas para confirmar se realmente domina os conhecimentos básicos para ser aceito.

Também é uma forma de avaliar o real interesse do candidato no curso em questão, entre outros motivos definidos pelos avaliadores.

De qualquer forma, essa é uma etapa importante e decisiva. Tal como em uma entrevista de emprego, o ideal é procurar dominar o nervosismo e permanecer relaxado, mas atento.

Financiamento

Uma vez que a vaga esteja garantida, é hora de buscar pelo programa de financiamento mais ajustado ao seu perfil e que possa cobrir o valor da mensalidade. Destacamos 4 alternativas que você poderá buscar:

1. Prouni

Quem já tem uma graduação e sonha em fazer uma pós teve uma boa notícia em 2017. Foi aprovado projeto parlamentar que tem como objetivo de estender O Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, para estudantes de pós-graduação. Tudo indica que deverá ser aprovado pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação; de Constituição, Justiça e Cidadania.

Caso seja sancionado, provavelmente vão valer os mesmos critérios para estudantes de graduação. Embora ainda não seja uma opção real, fique atento às notícias aqui no blog da Universia, para saber mais sobre essa importante modificação no Prouni.

2. Pravaler

Nos moldes de uma instituição financeira, o Pravaler abrange modalidades de financiamento para pós-graduação, MBA e mestrado. Os períodos se dividem da seguinte forma:

    cursos de 12 meses — até 27 meses de prazo para financiamento;

    cursos de 18 meses — limite de até 46 meses para financiamento.

A vantagem é poder pagar em prazos maiores as parcelas dos cursos, conforme a duração atribuída, dando ao estudante mais chances de financiar sem se apertar.

Por outro lado, as taxas de juros são relativamente altas, chegando a 1,89% mensais. Sendo assim, o ideal é que você faça as contas e avalie criteriosamente se realmente vai valer a pena o investimento.

Faça uma

simulação no site do programa para confirmar qual seria a melhor alternativa.

3. Educa Mais Brasil

Outro caminho possível para quem busca formas de financiar um curso de pós-graduação é o programa Educa Mais Brasil.

No portal, o candidato ou candidata poderá fazer uma busca, selecionando a modalidade que pretende cursar (presencial ou EAD), a cidade em que deverá estudar e, claro, o curso a ser feito.

De acordo com o site, são oferecidas bolsas de até 70%, o que torna o Educa Mais Brasil uma das alternativas mais atraentes para quem quer continuar os estudos e tem pouca grana.

4. Banco Santander

Entre as instituições bancárias no Brasil, o Santander é uma das que concedem crédito para financiar um curso de pós-graduação.

Chamada de Financiamento Pós-Graduação, essa é uma linha especialmente pensada para estudantes de cursos de mestrado, MBA e pós-graduação em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.

Os pagamentos podem ser feitos em até 60 meses, com taxa de 1,99% a.m., e a contratação está sujeita a análise de crédito pelo banco. Uma vez aprovado, o valor total do curso poderá ser coberto, com possibilidade de pagamento com débito em conta.

Outras formas de financiamento para pós-graduação

Além das opções apresentadas, você poderá também buscar o financiamento do seu curso fazendo contato direto com a instituição de ensino.

Algumas permitem o pagamento parcelado e — mais importante — sem acréscimos de juros, o que é uma vantagem, em comparação com o crédito estudantil.

Outras instituições bancárias também abrem programas de financiamento para pós-graduação, com condições, prazos e limites variáveis. O ideal é que você faça uma ampla pesquisa “armado” com uma calculadora, para saber qual será o valor a ser pago.

Nos casos em que a pós é indispensável para uma promoção, pode ser vantajoso pagar os juros, considerando o aumento salarial a ser percebido quando o curso for concluído.

Mas, se você ainda não tem uma perspectiva mais sólida de crescimento profissional, então o ideal mesmo é fazer contas e se planejar para dar esse passo importante em seu percurso.

O financiamento para pós-graduação deve ser visto como uma chance de crescimento, ou seja, algo no qual se investe para ter um retorno posterior.

Agora que você sabe o que fazer para bancar a sua pós, que tal acessar o artigo em que o destaque é o prêmio de R$ 250 mil oferecido pela Fundação Péter Murányi para projetos de pesquisa científica?


Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2018/09/13/1161698/precisa-feito-conseguir-financiamento-pos-graduacao.html


Comentários da notícia