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Gestão Mercadológica e Programas de Marketing e Estratégia

Contempla a integração do marketing à estratégia institucional (endomarketing e composto de comunicação), tendo como base: diferenciais competitivos e oferta de valor para enfrentamento da concorrência. Trabalha-se responsabilidade social, precificação estratégica, segmentação, posicionamento, atendimento discente e análise de portfolio, da imagem e da marca institucional.


1. Programa de Marketing e Estratégia

  • Engloba análise, planejamento, implementação e controle de ações de relacionamento e de comunicação (foco, posicionamento, segmentação e oferta de valor), para captação e retenção.
  • Análise estratégica da competitividade, sustentabilidade, satisfação dos clientes internos e externos.
  • Definição de estratégicas de comunicação da oferta de valor e dos diferenciais competitivos.
  • Adoção do Marketing de Relacionamento e Endomarketing e fortalecimento da imagem e da marca.

2. Programa de Endomarketing

  • Adoção de um conjunto de métodos e técnicas para ampliação do nível de efetividade e interesse dos clientes internos, incluindo motivação, sentido de pertença e compromisso com as tarefas.
  • Definição de mecanismos para gerenciamento de acordo com as necessidades institucionais e de seus colaboradores, visando a eficiência administrativa e acadêmica.

3. Precificação Estratégica

  • Trabalho que equaciona a estrutura de custos atual com as possibilidades de geração de receitas.
  • Considera o balanceamento entre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.
  • Estabelece ponto de equilíbrio (IES/área/curso/turma) e formas de ajustes.
  • Ajusta ticket médio praticado em cada modalidade para aumentar a competitividade.
  • Trabalha fatores passiveis de redução da inadimplência.
  • (Re) formula política de bolsas e descontos, visando atratividade com rentabilidade.

4. Programa de Relacionamento com os Discentes

  • Ancorado na redução de taxas de ociosidade, evasão e inadimplência mediante planos de intervenção e melhoria.
  • Trabalha-se o (re) direcionamento de atividades internas às demandas de alunos e a ampliação do conceito de cursos e programas como produtos, atratividade e diferenciais competitivos percebidos.
  • Busca-se a compreensão da dinâmica da concorrência para ações proativas e melhoria no sistema de atendimento – presencial, virtual, telefone, e-mail, chat e redes sociais.

5. Programa de Responsabilidade Social

  • Documento delineado a partir da estrutura, identidade, caracterização e políticas institucionais, abrangendo as vertentes: Inclusão social, digital, defesa e promoção dos direitos humanos, igualdade étnico-racial e mobilização social e promoção da saúde.
  • Viabilização de ações institucionais integradas á produção artística, patrimônio e memória cultural e desenvolvimento econômico e social da área de abrangência da Instituição.
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